Maybe I'll tell you a secret... a little one

Era uma vez uma menina que tinha a mania que as cores e os sorrisos estavam sempre ao alcance de todos, a toda a hora e a todo o instante...

quarta-feira, março 04, 2009

Eis o que pode acontecer num 4 de Março como outro qualquer, pouco depois das 8h da manhã

4 de Março, 8h00 - 10h00
Levanto-me eu às 6h30, visto-me, saio apressada como quem já "vai tarde" (coisa que é comum sempre), encaminho-me para a estação (com alguma dificuldade, confesso), "apanho" o comboio das 7h16 sempre com o mesmo destino, chego à escola, "arrasto-me" para a sala indicada no horário, procuro um lugar bonzinho (daqueles que custa encontrar no anfiteatro, mas não às 8h da manhã!), sento-me, guardo três lugares por perto, retiro as coisas da mala e espero.
Até aqui, nada de novo... Não é hábito ir de pijama para a escola, nem "enfiar-me" num comboio com destino às Caldas. (O que eu ainda não sabia era que a pessoa com quem eu iria ter de hoje em diante, sempre às mesmas horas, nos mesmos dias, era um professor que em nada me pareceria comum.)
Segunda aula de fisiopat, que equivale à primeira (visto que o professor faltara na anterior).
Cada vez mais gente começa a entrar pela porta do anfiteatro, sem grandes expectativas nem ambições... "Professor que falta na primeira aula, é professor que goza com os alunos.", "Se ele voltar a faltar, juro que nunca mais cá ponho o rabo!", "Zzzzzzzzzz." são algumas das coisas que se vão ouvindo no meio da multidão que vai conversando enquanto espera o veredicto.
Os lugares que destinara aos meus fiéis companheiros, começam a ser ocupados e a conversa flui.
8h15... "Olha, ele já chegou." ouço murmurar. Levanto a cabeça do papel onde estava a escrever já o nome da disciplina e a data quando o vejo... Homem, alto, forte, bigode, barba (des)feita, olhos verdes e pronúncia do norte.
Sem nunca dizer o nome, começou a falar. À medida que entrava gente na sala continuamente, fez-nos saber que não é grande (nem pequeno...) adepto de atrasos. Desbobinou grande parte da vida: é de "Trás dos Montes", tem quatro filhos homens (para deixar bem claro), sendo que "o mais novo tem 8, o mais velho 27 e os outros dois não interessam a ninguém", como fez questão de dizer, e etc, etc. Percebemos desde cedo que era um homem bem-disposto, que diz a sua graçola a torto e a direito, embora ainda não fosse o suficiente para nos tirar inteiramente do estado de "alerta" em que (todos) os alunos ficam num primeiro encontro com um professor (o juíz da sala de aula). Não foi preciso muito para quebrar o gelo... Assim que declarou (sem qualquer pudor) que: "Nunca tive nenhum problema com um aluno. Todos os meus alunos me cumprimentam no corredor. Isto só pode querer dizer duas coisas: ou sou um professor de que gostam ou então sou um grande filho-da-puta.". Foi neste exacto momento que toda a sala "rompeu" em gargalhadas sonoras e sinceras e foi quando a empatia começou a ganhar corpo.
Depois de muitas palhaçadas, meninas enganadas na sala que deram que falar, atrasos, apresentações individuais de alunos de três turmas distintas, muitos "implicanços" com o benfica e com os benfiquistas em geral (que nem coragem tiveram de se assumir como tal perante aquele portista que desde logo mostrou a sua aversão e intolerância ao clube e adeptos), apresentação da cadeira, do programa e da avaliação, uma garrafa de água cedida por uma aluna ao professor (que estava com sede), alguns "conselhos" e mais uma frase que marcou a aula, desta vez sem dar grande vontade para rir ("A minha cadeira é para fazer por frequência. Quem for a recurso, chumba.") terminou a segunda/primeira aula de fisiopat.

3 comments:

  • At 11:18 da manhã, Blogger Joana said…

    dar uma garrafinha de aula ao professor na primeira aula = graxa!
    espero que o tenhas enfrentado com o teu benfiquismo de alma e coração! isso é muito mais importante para a tua vida do que uma mísera nota (pelo menos enquanto o jeitoso do Quique Flores for o terinador!).
    esse filho de 27 anos... acaso será solteiro??

     
  • At 10:23 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    hmmm... parece ser interessante o homem... ;) assim é que as aulas dão gozo :p

     
  • At 2:58 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    eheheheheheh. quanto à parte da graçola lembra-me o meu professor de estatística ;)
    Como diz a bi, essa é q dão gozo ;p

     

Enviar um comentário

<< Home